Julgamento do impeachment de Trump começa nesta terça-feira, 9

Ex- presidente americano pode perder direitos políticos
Por Alexandra Teodoro
Foto: Fotos públicasJulgamento
Julgamento

Nesta terça -feira inicia o segundo julgamen to de impeachment de Donald Trump, exc -presidente americano.

A acusação e defesa querem concluir os trabalhos o quanto antes e caso o ex-presidente  seja condenado, pode enfrentar uma votação que o impediria de concorrer em futuras eleições. Veja os principais pontos do julgamento.

O julgamento não tem prazo para terminar, mas os dois lados sinalizaram querer um processo rápido. Alguns parlamentares e analistas dizem que a votação final pode acontecer em uma, no máximo duas semanas, mas isso pode mudar caso haja a convocação de testemunhas.

Ao contrário do primeiro impeachment, a sessão vai ser presidida pelo senador democrata Patrick Leahy, o mais idoso democrata no Senado. No julgamento anterior, esse papel coube ao presidente da Suprema Corte, John Roberts.

Pelas regras que estão perto de serem acertadas pelas lideranças democrata e republicana, o primeiro ato do julgamento será um debate de quatro horas sobre a legalidade do processo. A defesa de Trump e vários senadores dizem ser ilegal julgar um ex-presidente na Casa. Depois do debate ocorrerá uma votação sobre o tema.