Fila de espera nos hospitais da capital chegou a 187 pessoas no final de semana

Mesmo com ampliação de leitos, o sistema não consegue suportar a demanda.
Por Alexandra Teodoro

A fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes graves com Covid-19 chegou a 187 pessoas em Teresina neste final de semana. Hoje 100% dos leitos estão ocupados.

Nesse ultimo mês a rede foi ampliada em:  73 leitos clínicos covid, 10 leitos de estabilização covid, 15 leitos de UTI covid.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Gilberto Albuquerque, presidente da FMS Teresina, explica sobre os processos de aquisição de oxigênio para a rede hospitalar da capital.

Segundo o gestor, tem sido feitas inúmeras tentativas de aumento de pontos de oxigênio no HUT- A necessidade aumenta a cada dia em razão do colapso na rede de saúde, que não tem sido diferente em todo o país. Dr. Gilberto comentou que os medicamentos para intubação serão racionados para uso. A FMS aguarda reposição desses medicamentos no mercado nacional.

Outro ponto comentado pelo presidente da FM é a readequação das  Unidades Básicas de Saúde, de modo que possam administrar medicamentos venosos em pacientes COVID para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS)

Saiba mais sobre: