Strans instala placas de sinalização que alertam sobre áreas de alagamentos

As placas seguem as normas previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)
Por Alexandra Teodoro

O local que recebeu a sinalização, neste primeiro momento, é o trecho no cruzamento da avenida Homero Castelo Branco com a rua Eustáquio Portela, no bairro Jockey, na zona Leste, por conta da obra de construção de uma galeria, e por conta do grande fluxo de veículos.

O superintendente da Strans, Cláudio Pessoa, explica que o órgão faz parte do Comitê de Emergência e recebeu relatório das SAADs e da SEMDUH apontando pontos sensíveis a alagamentos no município de Teresina. Foram elencados, aproximadamente, 50 pontos em toda cidade e a Superintendência atendeu a esse chamamento e produziu uma sinalização de advertência para aqueles pontos já conhecidos pela população de risco do alagamento.

“Existe uma distribuição de locais e regiões onde serão implantadas as placas, nós temos, por exemplo, algumas vilas que necessitam de uma atenção especial até pela própria topografia facilitando esse alagamento, então, a gente trata de locais específicos e de regiões. Nesse sentido, 50 pontos são suscetíveis a intervenções ou interdições e a sinalização vai ser de acordo com essas realidades, se houver a necessidade de uma advertência ou de uma placa educativa indicando atenção redobrada ou as circunstâncias de tráfego no momento de uma chuva, elas serão implementadas nesses locais”, destaca Cláudio Pessoa.

Foto: AssessoriaAs placas seguem as normas previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)
As placas seguem as normas previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

As placas seguem as normas previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Estão sendo providenciadas cerca de 20 placas de advertência para áreas de risco de alagamentos.

“Os outros pontos onde serão instaladas as placas serão escolhidos de acordo com as circunstâncias, se for necessária uma intervenção, nos valeremos, além da sinalização vertical e de dispositivos de sinalização auxiliar. A gente reforça e agradece o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), bem como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Estado, através da Polícia Militar, nos fornecendo tantos os homens como os dispositivos de sinalização necessários para que, se for o caso, fazer essa intervenção”, conclui o superintendente.

A Strans ressalta à população que, ao se deparar com áreas alagadas, não é recomendado o contato ou enfrentamento das águas e em situações como essa. A Defesa Civil pode ser acionada 24h pelo telefone 199. É importante que as pessoas evitem deixar veículos estacionados nessas áreas no momento de chuva.

Saiba mais sobre: