Rotary Club de Teresina Piçarra dá sequência a ação de subsídio global em 2022

Fruto de uma parceria internacional, busca ajudar no combate ao novo Coronavírus e a Influenza
Por Alexandra Teodoro

O Rotary Club de Teresina Piçarra segue trabalhando intensamente e dando seguimento com o projeto de Subsídio Global, em parceria com o Rotary Club de Singapura, após a realização do Dia D, na sede da Associação Fraternidade – “O Amor é a resposta”, localizada na zona Centro-Sul de Teresina. 
A ação visa auxiliar a população menos assistida pelo poder público no combate ao novo Coronavírus com palestras e a testagem gratuita para Covid-19 e Hepatites B e C.
A expectativa é que todo o bairro Vila Ferroviária seja assistido pela ação, como explicou o presidente do Rotary Piçarra, Ricardo Dias. "O nosso club, em parceria com o Rotary Club de Singapura e parcerias locais, concretizou esse projeto de alcance social enorme aqui na Vila, onde vamos testar, como ação preventiva de saúde, praticamente todo o bairro".
Para esta ação, o Piçarra conta com duas parcerias locais: a Associação Fraternidade – “O Amor é a Resposta” e a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Como parte da ação, além da testagem, o clube também irá selecionar alguns moradores do bairro para um treinamento especial, para orientar a comunidade a respeito das ações preventivas. 
“Uma das obrigações da Fundação Municipal de Saúde é treinar multiplicadores, mais ou menos de quinze a vinte pessoas dentro da comunidade. Esses multiplicadores vão replicar essa informação em outros minitreinamentos dentro da comunidade ou através de visitas nas casas, como forma de divulgar o conhecimento", explica o rotariano Andrade Júnior.
Para a Ação de Subsídio Global, o Rotary Club de Teresina Piçarra efetuou a compra de mais de mil testes de Covid-19, que serão feitos de forma gratuita, especificamente para a testagem da população do bairro alvo, a Vila Ferroviária. Os testes estão sendo feitos por profissionais disponibilizados pela FMS, que realizarão a testagem em dois dias por semana, na referida Associação. 
A próxima testagem está programada para acontecer nesta segunda-feira, 17/1, no turno da tarde. No mesmo dia, além dos testes, também serão instalados mais dispensers de álcool gel em pontos estratégicos do bairro, para auxiliar na prevenção contra o vírus, e a distribuição de seis máscaras reutilizáveis para cada um dos moradores do bairro.
"Nós queremos muito agradecer a parceria do Rotary Club Piçarra que durante tantos anos nos apoiam. Desde 2015, acreditam no nosso trabalho", destaca o coordenador da Associação Fraternidade, Mantovani Lopes.
SERVIÇO:
PAUTA - Testagem para Covid de moradores
Data - 17/01/21 (segunda-feira)
Local – Associação Fraternidade – “O amor é a resposta”. R. São Lourenço - Ilhotas, Teresina - PI, 64015-340
Horário – 14:30 às 17h.

Saiba mais sobre: