Piauí receberá novas doses de vacinas pediátricas

Serão encaminhadas para as 11 Regionais de Saúde e 5 Núcleos existentes no estado.
Por Alexandra Teodoro
Foto: AssessoriaVacinas
Vacinas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, recebe 28.300 doses de vacina da Pfizer para uso pediátrico. A remessa com o imunizante chega nesta quinta-feira (10), no Aeroporto Senador Lucidio Portela.

As doses serão encaminhadas para a Rede de Frio e logo após, depois de separadas, serão encaminhadas para as 11 Regionais de Saúde e 5 Núcleos existentes no estado.

As doses da Pfizer pediátrica reforçarão a imunização de crianças para o retorno seguro às aulas presenciais nas escolas públicas do Piauí, programadas para o próximo dia 21, de forma remota, e 3 de março presencialmente. Na rede particular, as aulas acontecem desde janeiro.

“Vamos respeitar todo o planejamento de cada município, mas cobrar agilidade na aplicação das doses por entender que temos o grande desafio de fazer avançar a imunização nessa faixa etária”, afirma o secretário Florentino Neto. Segundo ele, a Sesapi quer estimular a criação de estratégias que possibilitem o avanço da cobertura vacinal de crianças.

De acordo com o gestor, na próxima segunda-feira (14), durante a reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), com a presença do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), ele vai levantar a discussão sobre a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos e propor uma força tarefa para que o estado consiga índices tão satisfatórios nesse público, quanto na população acima de 18 anos.

“ Vacinamos até o momento 84.041 mil crianças o que representa 25,36% - do público-alvo- estimado em mais de 331 mil crianças que estão aptas a receberem o imunizante”, destaca Florentino. O estado Piauí se mantém segundo lugar no ranking nacional de cobertura vacinal, com 83,41% e em primeiro lugar no Nordeste. “Precisamos manter essa performance também na vacina da crianças. É importante os país levarem os filhos até um posto de saúde para iniciar o ciclo de imunização", finaliza.

Saiba mais sobre: