Piauí é 4º do Nordeste e 10º do país na vacinação contra a Covid

Até o momento, o estado recebeu 3.111.536 milhões de doses e aplicou mais de 2.673.533 milhões
Por Alexandra Teodoro

O movimento dos municípios, em resposta a uma solicitação do Governo do Estado, fez com que o Piauí se estabelecesse entre os dez estados que mais vacinaram no país, de acordo com os dados computados no painel do SI-PNI, levando em conta a relação entre as doses distribuídas e as doses aplicadas. No Nordeste, o estado figura entre os quatro que mais aplicaram as vacinas recebidas até o momento, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressalta todos os esforços do Estado para garantir a distribuição das vacinas para todos os municípios no menor tempo possível. “Assim que a remessa chega, há todo um trabalho para que as doses sejam entregues o mais rápido possível. Também, estamos em constantes diálogos com o governo federal para garantir que não falte vacina e reafirmar nosso alinhamento com o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, explica.

Segundo o gestor, a parceria entre Estado e municípios é fundamental para fazer a campanha andar. “É importante dizer que quem aplica as doses são os municípios e o avanço da campanha só é possível porque todos estão fazendo a sua parte e o resultado está demonstrado em números”, destacou Florentino Neto.

De acordo com o painel do SI-PNI, no Piauí, foram aplicadas 85,9% das doses recebidas. No Vacinômetro, que leva em conta a população total do estado – de 3.281.480 pessoas, segundo dados do IBGE – o percentual que tomou a primeira dose é de 56,62%. Já os dados referentes à população totalmente imunizada, seja que tomou as duas doses ou a dose única, é de 24,50%.

Saiba mais sobre: