Mais da metade dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomou as duas doses no Piauí

Inicialmente, o intervalo entre a primeira e a segunda aplicação era de três meses
Por Alexandra Teodoro

O estado do Piauí alcançou a marca de 263.610 jovens de 12 a 17 anos que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 146.914 já estão com o esquema vacinal completo, pois receberam a segunda dose do imunizante.

“Seguimos avançando na imunização contra o Coronavírus e agora estamos com mais da metade dos adolescentes com o ciclo de imunização completo. E esperamos o mais breve possível alcançar 100% desse grupo com as duas doses. Para isso precisamos de um esforço dos nossos municípios e a colaboração da população, para que atenda aos chamados para se vacinar e mantenha os cuidados como: usos de máscaras, lavagem das mãos e nos ajude a sair dessa situação de pandemia ” lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Todos os 224 municípios piauienses já aplicaram a primeira e segunda dose neste público e registraram. Apenas a cidade de Juazeiro do Piauí, por problemas técnicos, não efetivou o registro das D2 aplicadas, no Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

As vacinas para esta faixa etária começaram a ser realizadas no mês de setembro. Inicialmente, o intervalo entre a primeira e a segunda aplicação era de três meses, mas o Ministério da Saúde, por meio de nota técnica, reduziu para 21 dias o período entre uma aplicação e outra. Para este público ainda não foi liberada a dose de reforço.

Para o público de 12 a 17 anos, a vacina que está liberada é a da Pfizer. “Estamos sempre abastecendo nossos municípios com vacinas para a população. Nesta semana mandaremos uma nova remessa. Então, pedimos a você, de qualquer faixa etária, que estiver no prazo da sua segunda dose ou do seu reforço, que faça sua vacina. Lembrando que o intervalo da dose de reforço agora é de quatro meses após a segunda dose”, enfatiza o gestor.

Vacinas crianças

A Secretaria de Estado da Saúde está preparando suas equipes para receber as vacinas para as crianças de 05 a 11 anos. A previsão, segundo o Ministério da Saúde, é que os imunizantes cheguem aos estados até o final desta semana. No Piauí, pretende-se vacinar 331.432 pessoas nesta faixa etária.

“Assim que estivermos com as vacinas para este público nossa Coordenação de Imunização já está preparada para o envio o mais breve possível aos municípios, possibilitando o começo da vacinação das nossas crianças”, destaca Florentino Neto.

A vacina da Pfizer é a única até o momento autorizada, pela Anvisa, para este público e será aplicada em duas etapas com o intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora da aplicação da vacina.

“Pedimos aos pais e responsáveis que no momento em que os municípios fizerem o chamamento para vacinar as crianças, levem as mesmas para tomar suas doses e fiquem atentos aos intervalos, pois a vacina é essencial na prevenção da Covid-19”, reforça o secretário.

Saiba mais sobre: