Governador anuncia novas medidas restritivas para semana que vem

"alguns não entenderão, mas é necessário", disse, a respeito do lockdown
Por Alexandra Teodoro
Foto: Alexandra TeodoroColetiva anuncia novas medidas
Coletiva anuncia novas medidas

Com o sistema de saúde em colapso no Piauí, o que não é diferente em outros etsados o País, o Governador Wellinton Dias anunciou agora a pouco novas medidas restritivas para a próxima semana. O Estado bateu record ede mortes por Covid 19, vitimando 49 pessoas nas últimas 24 horas.

Dias relembrou dados alarmantes e crescentes e falou a respeito da evolução do processo de vacinação. Disse que algumas pessoas vão discordar, não entenderão a adoção de medidas mais enérgicas mas que nesse momento é necessário tomar essa atitude.

Ele fala que há uma quantidade de leitos acima do que tinha anteriormente mas que não há socorristas sufuiciente para ter mais ampliações. Reforçou que aumentou assustadoramente o número de casos e que nesse momento o mais importante é evitar com que cheguem mais pessoas precisando de leito e de atendimento

As medidas restritivas segundo ele são fundamentais para amenizar a fila de espera. Falou que está apelando para que as pessoas evitem transmissibilidade, através da redução de circulação.

Sobre as filas ele ainda reforçou sobre dosi caminhos possiveis: o primerio seria aumentar mais leitos, mas que o limite esgotou. Não tem como ter leito sem profissionais capacitados pra atuar. O segundo modo é prevenir , usando máscara, cuidando de si e garantir as condições da prevenção. "Sentiu sintoma, fica em isolamento , procura atendimento e evita transmitir".
Sobre o novo ministro da saúde Dias comentou que Marcelo Queiroga abre uma esperança, já que é médico e está pautado na ciência. Dias explicou que a ciência precisa ser  respeitada. 

Também comentou que se o Governo federal puder estar junto dos Estados nesse locksdown que se estenderá pelo menos até o domingo de Páscoa, "será maravilhoso", disse.

Dias falou sobre 2 milhoes de doses de vacina que precisa chegar amanha, sexta e provavelmente não vai chegar. Que tem mais 11 milhoes de doses de vacina astrazeneca que deveria ter chegado ao brasil em janeiro e não chegou. Dias disse que o Barsil precisa ter um posicionamento mais enérgico no sentido de exigir cumprimento das propostas. Falou sobre empenho de outros gestores mas, ressaltou que quem tem que falar pelo país e cobrar essa o emepenho do mundo para o Brasil é o presidente da República, chefe da Nação.

As cidades litorâneas estão sendo orientadas a restringir o acesso às praias.

O Piauí atingiu recorde de mortes por Covid-19, nessa quarta-feira (24), chegando a 49 óbitos em um único dia e 3.319 mortes no total. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), apresentados na reunião, indicam a existência de 195 pacientes na fila de espera por leito hospitalar no estado, 81 aguardando leito clínico e 114 esperando vaga na UTI. A cada 100 pacientes testados, quase 41 tem a infecção confirmada.

“É um recolhimento para que possamos verdadeiramente combater este vírus, com sacrifícios de todas as partes. Reiteramos nosso apoio, mesmo diante do descontentamento, sabendo que é algo necessário” ponderou Sávio Normando, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas.

Saiba mais sobre: