Comunidades quilombolas do Piauí iniciam vacinação contra a Covid-19

No estado 25.193 quilombolas receberão as doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz
Por Alexandra Teodoro

As comunidades quilombolas do estado do Piauí já iniciaram a vacinação de seus moradores. Os imunizantes para o grupo chegaram, no sábado (20), fazendo parte do nono lote entregue pelo Ministério da Saúde.

“A inserção das comunidades piauienses foi feitas através do trabalho do movimento quilombola, com o auxílio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que realizou o mapeamento dessa população, junto com a Gerência de Igualdade Racial da SASC”, explica o coordenador de Equidade da Sesapi, Gilvano Quadros.

As comunidades quilombolas somam 115 e estão situadas em 37 municípios. Uma das primeiras a iniciar a vacinação foi a Mimbó, na cidade Amarante, que conta com 510 pessoas habilitadas a receberem a vacina “É muito importante para nossa comunidade do quilombo essa vacinação, para que possamos nos proteger dessa doença tão perigosa. Estamos muitos felizes”, destaca a moradora do Quilombo Mimbó, Lucimar Lima Paixão.

No estado 25.193 quilombolas receberão as doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, a primeira dose do imunizante veio para 100% desse grupo. “Os moradores da comunidade Sítio Velho, na cidade de Assunção do Piauí também já estão recebendo as primeiras doses do imunizante. As demais já estão se organizando junto com os municípios para iniciarem a campanha”, lembra o coordenador.

Saiba mais sobre: