Campanhas beneficiarão mais de 176 pessoas com doações de sangue

As campanhas têm como objetivo aumentar, por meio de doação, o número de bolsas de sangue no estoque
Por Alexandra Teodoro

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Políticas Integradas, encerrou nesta sexta-feira (26), a 2ª edição das campanhas de doação de sangue intituladas como “Abrace essa causa THE” e “”Muda Junto – Doe Sangue”.  A iniciativa contou com a parceria do Hemopi, do Transforma Brasil e do Teresina Voluntária.

O balanço parcial das campanhas aponta que, em pelo menos 12 horas de ação, cerca de 176 pessoas serão beneficiadas com as doações de sangue para tratamentos médicos.

As campanhas têm como objetivo aumentar, por meio de doação, o número de bolsas de sangue no estoque do Hemopi, servindo de reforço no enfrentamento de doenças.

A gerente de Políticas Integradas da Semcaspi, Débora Ferraz, conta que a meta das campanhas foi beneficiar mais de 100 pessoas que necessitam de doação de sangue.

“Em várias outras partes do Brasil aconteceu a campanha de doação de sangue pela plataforma ‘Muda Junto – Doe Sangue’. E Teresina não poderia ficar de fora desta corrente do bem e promovemos a campanha “Abrace essa causa THE”. No ano passado, a campanha atingiu 800 pessoas por meio de 203 doadores. Neste ano, a meta é beneficiar mais de 100 pessoas, devido às circunstâncias da pandemia da Covid-19”, ressaltou Débora Ferraz.

Doação de sangue: um ato de solidariedade!

A aposentada Sandra Sá, doadora voluntária da campanha, fala da importância do ato de doar e confessa que esta é a segunda vez que faz doação de sangue.

“Sangue é vida. A partir do momento em que a gente doa sangue, a gente está salvando a vida de uma pessoa que está precisando. É a segunda vez que doo sangue, é uma pena ter começado tarde a doar. Queria ter começado antes. Um dia uma pessoa precisou e resolvi doar, desta vez, estou doando nesta campanha”, contou.

Quem também doou sangue pela campanha “Abrace essa causa THE”, foi a estudante Elane Carvalho, que contou que a doação de sangue representa um ato de solidariedade.

“Nesse contexto de pandemia, a gente sabe como a demanda está alta e eu como voluntária, me preocupo também com o bem-estar social. Doar sangue é um ato de solidariedade e ajuda ao próximo”, pontuou.

Saiba mais sobre: