Aparelho de ponta para tratamento do câncer chega a Teresina

um tratamento que pode ser curativo, empregando radioterapia associada à quimioterapia
Por Alexandra Teodoro
Foto: Assessoriaum tratamento que pode ser curativo, empregando radioterapia associada à quimioterapia
um tratamento que pode ser curativo, empregando radioterapia associada à quimioterapia

Acontece nesta segunda-feira, 06 de novembro, a inauguração da Sala Ciro Nogueira Lima, com apresentação do mais novo Acelerador Linear Halcyon - um dos mais modernos aparelhos do mundo, que dispõe de todas as novas tecnologias para o tratamento contra o câncer no Piauí. O equipamento oferece extrema precisão, e permite com que o médico aplique a dose de radiação no tumor, sem prejudicar as células saudáveis ao redor, preservando tecidos sadios, e o mais importante, com rapidez.

Essa modalidade de tratamento contra o câncer é muito importante para uma série de tumores. O aparelho permite um tratamento que pode ser curativo, empregando radioterapia associada à quimioterapia.O serviço já está atendendo aos convênios credenciados e procedimentos contratualizados pelo SUS desde o dia 18 de outubro, no Hospital São Marcos. “Com o início do funcionamento do Halcyon, o Complexo de Radioterapia do Hospital São Marcos ampliou a capacidade de atendimento oncológico da região, proporcionando mais agilidade e eficácia para os pacientes que precisam do tratamento. Atualmente são mais de 250 pacientes atendidos por dia”, informa o presidente da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, Dr. Gustavo Almeida. 

O evento inicia às 9h, na recepção do Complexo da Radioterapia do Hospital São Marcos, localizado na Rua Olavo Bilac, 2300.  

SOBRE O HOMENAGEADO 

Ciro Nogueira Lima nasceu em Pedro II, em 22 de agosto de 1933. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí, atuou na advocacia, na agropecuária e trabalhou como auditor fiscal da Previdência Social por mais de trinta anos. Foi também empresário, tornando-se um dos maiores responsáveis pela urbanização de Teresina ao ingressar no ramo imobiliário na década de 70, além de uma das mais respeitadas lideranças políticas do Piauí. Importante destacar que foi um dos primeiros membros da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, entendendo desde cedo a importância da Associação, tendo sido eleito para o cargo de secretário da APCCAA em 2009. Atuante, sempre se fez presente nas assembleias e programas beneficentes da instituição, da qual foi, além de membro ativo, paciente, tendo feito tratamento de câncer no setor de Radioterapia do HSM. Admiração mútua com o Dr. Alcenor Almeida, foram grandes amigos em vida, deixaram seus legados para toda a população piauiense. 

Saiba mais sobre: