Alepi aprova projeto que concede atendimento psicológico a gestantes

A proposta, que é de autoria da deputada Flora Izabel (PT), visa assegurar o “bem gestar”
Por Alexandra Teodoro
Foto: AssessoriaA proposta, que é de autoria da deputada Flora Izabel (PT), visa assegurar o “bem gestar”
A proposta, que é de autoria da deputada Flora Izabel (PT), visa assegurar o “bem gestar”

A Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO) Nº 59/2021, que obriga as unidades de saúde da rede pública a conceder atendimento psicológico a gestantes durante o pré-natal. A proposta, que é de autoria da deputada Flora Izabel (PT), visa assegurar o “bem gestar” e prevenir demandas futuras no sistema público de saúde em relação a problemas psicológicos. A matéria foi aprovada em dois turnos durante a sessão plenária híbrida desta terça-feira, 1º de junho. Os deputados também aprovaram em duas votações o reconhecimento da utilidade pública da Associação Comunidade Terapêutica Restitui, situada no município de Bom Jesus. O deputado estadual B. Sá (Progressistas) é o autor da proposta.

Saúde - Os parlamentares aprovaram a redação final do Projeto Nº 62/2021 que inclui os jornalistas no grupo prioritário das campanhas de vacinação e na atenção das políticas públicas do Estado do Piauí. A inclusão no grupo é válida somente para os jornalistas que não estejam trabalhando em regime de home office. A proposta é de autoria do deputado Júlio Arcoverde (Progressistas).

Na ocasião, também foi aprovado o PLO Nº 39/2021 que institui no calendário oficial de eventos do Estado a “Semana em Homenagem aos Heróis no Enfrentamento à Covid-19”. O Projeto do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) busca valorizar a atuação dos profissionais que atuam no combate à pandemia.

Ainda no âmbito da saúde, o deputado também obteve aprovação em dois turnos do Projeto Nº 40/2020. A matéria garante um dia de folga ou dispensa para as servidoras públicas realizarem exames preventivos de câncer de mama ou do colo do útero. O deputado também é o autor do PLO que institui o Dia do Ciclista, que foi aprovado em duas votações pelos parlamentares da Casa.

O deputado Pablo Santos (MDB) teve um Projeto de sua autoria aprovado. O PLO Nº 21/2019 estabelece a equiparação entre os portadores de doença renal crônica e as pessoas com deficiência para fins de acessibilidade e oportunidades referentes ao percentual legal de vagas reservadas no âmbito da administração direta e indireta do Piauí.

Saiba mais sobre: