70ª Expoapi será a maior edição e movimentará a economia

O evento será realizado no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina de 5 a 12 de dezembro
Por alexandra teodoro
Foto: assessoriaExpoapi
Expoapi

Nesta segunda, 29 foi realizado café inaugural  da 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que terá início, no próximo domingo (05), com uma diversificada programação que se estenderá até o dia 12 de dezembro. O evento será realizado no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, localizado na BR-343, em Teresina, e contará com shows musicais, leilões, concurso de animais, venda de equipamentos e espaço para alimentação.

Cerca de 5.500 animais passarão pelo parque de exposições e a expectativa é de que 600 produtores participem do evento. “Esse será desafiador por ser um evento-teste, mas todas as precauções estão sendo tomadas. Já temos criadores de 18 estados confirmados, que nos trarão mais conhecimentos e que nos permitirão melhorar a forma de trabalho. A Expoapi tem um grande peso na economia do estado e será importante nesse momento”, afirmou o governador Wellington Dias.

“Serão movimentados no evento cerca de R$ 40 milhões em negócios com os pecuaristas. Além disso, o Governo do Estado investiu na recuperação do parque, com o objetivo de fomentar essa feira que representará a melhoria da qualidade da nossa pecuária. Essa edição será a maior de todas”, disse o segundo o secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fontelles.

Entre as obras que recuperação do parque, foram recuperados os pavilhões de exposição de animais, bem como o palco, o restaurante e toda a área destinada a eventos. Também foi feito o reparo na rede elétrica e toda a iluminação do parque. O investimento foi de R$ 1 milhão, por meio do Idepi.

Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, a Expoapi será realizada em forma de evento-teste, permitindo a presença de até 5 mil pessoas. Para participar, é necessário que cada pessoa tenha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19; ou uma dose, desde que apresente teste com resultado negativo para a doença.

“Ao tempo em que temos uma grande alegria em realizar a Expoapi, também temos ciência da responsabilidade que é fazer um evento desse porte ainda em tempos de pandemia. Temos tomado as medidas cabíveis, seguido toda a orientação do COE e serão levadas a sério, portanto o passaporte para ingressar no parque será a carteirinha com a comprovação das doses e uso de máscara”, alertou Simone Pereira, gestora da Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro).

A Expoapi é o maior evento do estado do Piauí e atualmente é o maior evento agropecuário do Norte e Nordeste do Brasil. “Vamos ter uma vasta programação, que terá início com a cavalgada no dia 05, depois leilões de animais, vaquejada e hipismo. O evento também contará com praça de alimentação para que os visitantes provem da nossa culinária nordestina, parque de diversão, show artísticos, cursos e palestras. Estamos muito felizes em comemorar os 70 anos desse evento de forma presencial”, disse o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira.

Saiba mais sobre: