Nova vida depois de Transplante de face e das duas mãos.

Após rosto histórico e transplante de mão dupla Homem dá as boas-vindas a sua nova vida

Um homem de Nova Jersey está lentamente aprendendo a usar um rosto e mãos que antes pertenceram a um estranho, cerca de seis meses depois que se tornaram seus em uma histórica operação de transplante.

Joe DiMeo, 22, é apenas a terceira pessoa a receber um transplante de rosto e mão dupla, e os médicos dizem que ele é o primeiro a aceitar os três com sucesso.

DiMeo aprendeu a se alimentar e a se vestir desde que recebeu os transplantes em agosto passado, e agora está aprendendo a piscar, sorrir e levantar as sobrancelhas em seu novo rosto. Ele também está beliscando, apertando e oferecendo um polegar para cima com suas novas mãos.

“Eu sabia que seriam passos de bebê até o fim”, disse ele à Associated Press em uma entrevista recente. “Você precisa ter muita motivação, muita paciência e se manter forte em tudo.”

Foto: ReproduçãoFotografada em 21 de março de 2012
Fotografada em 21 de março de 2012

Foi uma grande jornada de retorno para DiMeo, cuja vida foi abalada em um grave acidente de carro em 2018. Ele estava voltando para casa depois de um trabalho noturno quando seu carro bateu em um meio-fio, bateu em um poste de telefone, capotou e explodiu em chamas.

Foto: ReproduçãoJoe DiMeo antes de um terrível acidente em Nova Jersey
Joe DiMeo antes de um terrível acidente em Nova Jersey

Outro motorista retirou DiMeo dos destroços, mas não antes de ele sofrer horríveis queimaduras de terceiro grau em 80 por cento do corpo. Os médicos o colocaram em coma induzido por vários meses, enquanto realizavam vários enxertos de pele e 20 cirurgias reconstrutivas para salvar o que podiam.
 

Os médicos de DiMeo acabaram aceitando que nunca seriam capazes de restaurar sua visão completa ou o uso de suas mãos, então optaram por uma opção mais dramática: os transplantes.

Foto: Reproduçãojovem de 22 anos recebe transplante de rosto histórico em dupla mão no hospital de Nova York
jovem de 22 anos recebe transplante de rosto histórico em dupla mão no hospital de Nova York

Os cirurgiões realizaram pelo menos 18 transplantes de rosto e 35 transplantes de mão em todo o mundo, de acordo com a United Network for Organ Sharing (UNOS), que supervisiona o sistema de transplante dos Estados Unidos. No entanto, apenas duas outras equipes tentaram fazer uma face e duas mãos ao mesmo tempo - e nenhuma delas teve sucesso total.

“No mundo dos transplantes, eles são provavelmente os mais incomuns”, disse o Dr. David Klassen, diretor médico da UNOS, à AP.

Foto: ReproduçãoCom sua família
Com sua família