Sesapi entregará 69 mil testes rápidos contra a Covid para os municípios

Os testes estão sendo entregues de forma proporcional, tendo como base a incidência de casos
Por alexandra teodoro
Foto: assessoriaTestes
Testes

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou no início da tarde desta segunda-feira (07), que a Sesapi distribuirá 69 mil testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 para os 224 municípios piauienses. De outubro de 2021 a janeiro deste ano, a secretaria já distribuiu 217 mil testes, sendo que 50 mil deles foram para Teresina.

Os testes estão sendo entregues de forma proporcional, tendo como base a incidência de casos positivos e a estimativa populacional de cada cidade, conforme solicitação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PI).

De acordo com o secretário Florentino Neto, a distribuição dos testes vai suprir a necessidade e possibilitar a identificação de novos casos de Covid-19, por vezes confundidos com outras síndromes respiratórias. “Com os testes, os profissionais de saúde das Unidades Básicas oferecerão o manejo clínico adequado ao paciente, a partir deste diagnóstico rápido”, disse.

Estão sendo enviados 69 mil testes para as 11 Regionais de Saúde e os cinco núcleos descentralizados, que farão a distribuição para os municípios. Os testes também foram entregues para os hospitais da rede estadual e presídios. “A entrega dos testes faz parte do trabalho de vigilância da Sesapi com relação à situação da pandemia no Piauí. A orientação do Ministério da Saúde é que os testes sejam utilizados em pessoas que tem estão com sintomas e em seus contatos”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

Nas últimas semanas, com o forte aumento no número de casos de Covid-19 no País, impulsionados pela variante Ômicron, a população tem tido dificuldade de obter teste rápido na rede pública de saúde. Por causa da grande procura, tem faltado até mesmo os testes vendidos em farmácias.

“Nós estamos atentos às demandas de nossa população e buscando junto ao Ministério mais testes, para que possamos está monitorando os casos no nosso Estado. Pedimos também aos nossos gestores que alimentem os sistemas de informações, pois os dados inseridos lá são usados como parâmetros para a distribuição”, reforça o superintendente.

Com unidades lotadas de pacientes com síndromes respiratórias, os testes rápidos permitirão uma maior celeridade no atendimento e isolamento imediato dos casos positivos da Covid-19. Rápido e eficaz, o exame revela o resultado após 15 minutos. No atual cenário da pandemia, o Piauí apresenta uma média de 1.175 casos da Covid-19 por dia e totaliza 351.240 casos confirmados, com 7.444 óbitos pelo vírus.

Saiba mais sobre: