Restaurante Popular Municipal reabrirá para público geral no mês de agosto

“A previsão de atendimento é oferecer mil refeições diárias
Por Alexandra Teodoro
Foto: AssessoriaRestaurante Popular
Restaurante Popular

O Restaurante Popular Municipal, desde março deste ano, tem oferecido em média 70 a 90 refeições, exclusivamente, a população em situação de rua.

Os dados da Secretaria Executiva de Políticas Integradas da Semcaspi apontam que o Restaurante Popular Municipal até março de 2021, na gestão da Fazenda da Paz, atendia em média de 600 a 700 pessoas, entre comerciários e pessoas em situação de rua. Somente de pessoas em situação de rua chegava a 45 atendimentos.
Segundo Eduardo Aguiar, secretário executivo de Políticas Integradas da Semcaspi, além da reestruturação física, administrativa e de pessoal, o Restaurante Popular Municipal irá ampliar o número de atendimentos com redução no valor da refeição.

“A previsão de atendimento é oferecer mil refeições diárias. E, ao mesmo tempo, em que comunicamos a ampliação de atendimentos, colocamos em ênfase que o valor praticado anteriormente de R$2,50 na refeição será reduzido para R$2,00. É um valor que já foi definido e visa, exatamente, a situação de vulnerabilidade social, que estamos vivenciando na pandemia da Covid-19”, esclareceu.

Eduardo Aguiar explica que a Assistência Social de Teresina está passando por mudanças no sentido de desterceirizar ações e melhorar os fluxos de atendimento.

“Neste momento, é de suma importância à reestruturação que a Assistência Social está passando e, de fato, frisar que é importante pelo paradigma de trazer para a população, que isto está sendo feito de forma direta. A Prefeitura de Teresina não está mais tendo que terceirizar nada. Além disto, anteriormente, nós gastávamos um milhão e meio de reais, em relação ao pagamento das entidades, que administravam o Restaurante Popular Municipal. Já percebemos que este valor vai ser inferior em média a 50% ou  70%, num valor praticado anteriormente”, ressaltou.

Saiba mais sobre: