PPP Piauí Conectado avança e fibra óptica deve chegar a 100% dos municípios

Concessionária vai investir cerca de 900 milhões com tecnologia
Por alexandra teodoro
Foto: assessoriaConcessionária vai investir cerca de 900 milhões com tecnologia
Concessionária vai investir cerca de 900 milhões com tecnologia

Considerado um direito humano pela Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso à informação, especialmente por meio da internet, vem crescendo a cada ano no Brasil. Segundo o levantamento feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o número de usuários já chegou a 152 milhões no país.

Esta transformação digital vem ocorrendo com o apoio de iniciativas que visam a democratizar o acesso à internet, levando conectividade até as regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. Primeira PPP na área de telecomunicações do Brasil, a Piauí Conectado vem chamando a atenção pelos bons resultados apresentados. O projeto, executado em parceria com o Governo do Piauí, está construindo uma ampla rede de fibra óptica, com mais de 11 mil km, que vai beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas.

De acordo com o diretor presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, a infraestrutura de fibra óptica já está presente em 168 municípios e em breve beneficiará todas as 224 cidades do Piauí. “Ficamos contentes com os avanços do nosso projeto. Estamos entregando uma importante ferramenta de transformação social que está impactando a vida de milhões de pessoas e servindo de inspiração para vários outros estados”, comenta. Ao todo, a concessionária irá investir cerca de 900 milhões de reais na execução do projeto.

Foto: assessoriaConcessionária vai investir cerca de 900 milhões com tecnologia
Concessionária vai investir cerca de 900 milhões com tecnologia

Por meio da rede Piauí Conecte Wi-Fi Livre, a Piauí Conectado já disponibiliza internet gratuita de alta qualidade em praças e outros espaços públicos dos municípios. Até março deste ano, os 227 pontos de acesso público ativados acumularam mais de 1 milhão e 200 mil acessos de usuários. No total, serão entregues 363 pontos de acesso à internet para uso livre da população em todas as cidades do estado.

“Nossos pontos de acesso público são essenciais para a democratização do acesso à internet no Estado e por meio deles, milhares de piauienses podem se conectar gratuitamente ao mundo digital para estudar, fazer compras, transações financeiras, assistir a um filme e muito mais. Tudo isso com uma internet segura, rápida e disponível 24h.”, ressalta Emerson Silva.

Saiba mais sobre: