Outubro Rosa e Novembro Azul - alertas para prevenção de câncer

Câncer de mama e câncer de próstata são alvos das campanhas
Por alexandra teodoro
Foto: assessoriaCâncer de mama e câncer de próstata são alvos das campanhas
Câncer de mama e câncer de próstata são alvos das campanhas

Eu me cuido! Este é o slogan da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul realizada pela Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, dentro do Hospital São Marcos. Iniciada na segunda-feira, 18, a programação deste ano conta com uma série de palestras sobre prevenção do câncer de mama e câncer de próstata.
O câncer de mama é um problema que mata milhões de mulheres todos os anos — e também pode acometer os homens, ainda que em muito menor escala.
A alta mortalidade dessa doença está relacionada à dificuldade de diagnóstico do tumor. Contudo, quando é precocemente identificada, a enfermidade pode ser tratada e apresenta altas taxas de sucesso, fazendo com que a mulher possa levar uma vida normal por muitos e muitos anos.
Já o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
O diagnóstico é feito através da biópsia prostática por via trans retal ou transperineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
O Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas essenciais para a qualidade de vida da população mundial. Elas auxiliam diretamente na conscientização das pessoas acerca de dois dos principais tipos de câncer, contribuindo para que homens e mulheres saibam como se prevenir contra essas doenças.
Confira a programação da campanha:
Outubro Rosa HSM:
18/10- 09h: Palestra: Câncer de Mama - Dr. Pádua Filho
10h: Palestra: Importância do Fisioterapeuta no pré e pós operatório de Câncer de Mama - Fisioterapeuta Bruna Lorena
Local: Ambulatório - Setor de Convênios

19/10- 09h: Palestra: Alimentação saudável na prevenção do Câncer de Mama
- Nutricionista Ana Karoline Santos
10h: Palestra: Autoexame de mama: como fazer - Enfermeira Rebeca Monteiro
Local: Ambulatório - Setor de Convênios

20/10- 09h: Palestra: Câncer de Mama - Dra. Maria Adélia
Local: Ambulatório Setor SUS Ala D