Movimento Maio Amarelo contará com várias atividades educativas

Ao longo do mês, serão realizadas ações educativas para chamar atenção da sociedade
Por alexandra teodoro

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), juntamente com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, promoverá ações alusivas a campanha Maio Amarelo. Com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e convocar a sociedade para adotar um comportamento mais seguro e responsável no trânsito, a 8ª edição traz como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.

A Campanha Educativa de Trânsito de 2021, Maio Amarelo, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da resolução Nº 806 de 2020, estabelece como principal tema a responsabilidade de cada um, de cada ator social envolvido no sistema de trânsito.

De acordo com o gerente de Educação de Trânsito da Strans, Reginaldo Canuto, a importância do movimento internacional do Maio Amarelo é em razão de chamar atenção da sociedade em geral, de buscar conscientização da sociedade em relação aos acidentes de trânsito que podem ser evitados.

“A maioria dos acidentes não são falhas do veículo, não são falhas mecânicas, são erros e falhas humanas, sendo pedestre ou condutor de veículo mais potente, cada cidadão seja ele conduzindo veículo, ou uma motocicleta, uma bicicleta, ou como pedestre, todos nós somos responsáveis pela segurança no trânsito, pela nossa segurança, e a segurança do outro, essa é a mensagem principal, de respeitar as normas de trânsito que existem para coordenar, para estabelecer uma harmonia na utilização das vias públicas”, disse Reginaldo Canuto.

Ao longo do mês, serão realizadas ações educativas para chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo

Em 11 de Maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Adotou-se a cor amarela por simbolizar a atenção e a sinalização de advertência no trânsito. O Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito.

Programação Strans Maio Amarelo 2021

4 de maio – Evento de abertura: Participação no lançamento da Campanha Maio Amarelo 2021 organizada pela Escola Piauiense de Trânsito (DETRAN-PI) e em parceria com a Comissão Estadual Intersetorial e Interinstitucional do Programa Vida no Trânsito (PVT), que tem como Tema: “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, na Av. João XXIII, em frente a Superintendência da PRF.

3 a 31 de maio – Divulgação do cronograma das campanhas educativas de trânsito de 2021, referente à resolução nº 806 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que serão realizadas nacionalmente durante o ano e tem como mensagem para 2021 a reflexão: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, bem como temas específicos a cada mês.

3 a 31 de maio – Divulgação nas Redes Sociais (Whatssap, Telegram, Instagram, Facebook, etc.) da Campanha Maio Amarelo com Vídeos Educativos sobre o Trânsito, principalmente enfocando a mensagem: “Segurança no Trânsito: Direito e responsabilidade de todos”.

3 a 31 de maio – Organização de pauta jornalística sobre o Maio Amarelo junto à imprensa e divulgação de dados estatísticos sobre os acidentes de trânsito em Teresina, no ano de 2020, como forma de conscientização e prevenção.

10 a 31 de maio – Iluminação da Ponte Estaiada do Sesquicentenário Mestre João Isidoro França com a cor amarela, como reforço à Campanha Internacional de prevenção de acidentes de trânsito.

11 de maio – Palestra virtual, remota para alunos da rede pública de ensino que estudam na região rural de Teresina (Semec), com idade até 12 anos, sobre “Princípios Básicos do Trânsito e a Educação como Elemento Transformador”, que será ministrada pela Gerência de Educação de Trânsito da Strans.

13 de maio – Palestra virtual, remota para alunos da rede pública de ensino que estudam na região norte de Teresina (Semec), com idade até 12 anos, sobre “Princípios Básicos do Trânsito e a Educação como Elemento Transformador”, que será ministrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

14 de maio – Palestra on line para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí sobre o movimento “Maio Amarelo”, com ênfase à temática: “Segurança no Trânsito: Direito e Responsabilidade de Todos”, destacando ainda a importância dos entes públicos serem os multiplicadores da Educação no Trânsito através do exemplo.

17 de maio – Palestras virtuais, on line, para empresas privadas sobre o “Maio Amarelo”, principalmente destacando para os colaboradores a importância do respeito às normas de trânsito como ação preventiva de acidentes. Nesta data, será contemplado o Grupo Carvalho.

18 de maio – Palestra virtual remota para alunos da rede pública de ensino que estudam na região Sul de Teresina (Semec), com idade até 12 anos, sobre “Princípios Básicos do Trânsito e a Educação como Elemento Transformador”, que será ministrada pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Piauí (Ciptran).

25 de maio – Palestra virtual, remota para alunos da rede pública de ensino que estudam na região Sudeste de Teresina (Semec), com idade até 12 anos, sobre “Princípios Básicos do Trânsito e a Educação como Elemento Transformador”, que será ministrada pela Escola Piauiense de Trânsito/Detran-PI.

27 de maio – Palestra virtual, remota para alunos da rede pública de ensino que estudam na região Centro de Teresina, com idade até 12 anos, sobre “Princípios Básicos do Trânsito e a Educação como Elemento Transformador”, que será ministrada pelo Sest/Senat.

31 de maio – Nomeação, através da assinatura do Decreto do Exmo. Sr. Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, dos membros da Comissão Municipal Intersetorial e Interinstitucional de Segurança no Trânsito, denominado de Programa Vida no Trânsito (PVT).

Saiba mais sobre: