IBGE realiza teste do Censo Demográfico em Lagoinha do Piauí

Os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE.
Por alexandra teodoro

Desde esta quinta, 4, a população de Lagoinha do Piauí observa uma movimentação diferente nas ruas: são os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitando todas as residências. Devidamente uniformizados e utilizando equipamentos de proteção contra a Covid-19, eles realizam entrevistas com os moradores. A razão disso é que o município foi escolhido para sediar o teste de coleta do Censo Demográfico 2022 no Piauí. Neste momento, todos os outros estados do país também estão realizando testes em seus territórios.

“O teste é um exercício para as atividades do Censo que serão realizadas em 2022, possibilitando ao corpo técnico do IBGE a prática das atividades de coleta, manuseio dos equipamentos, aplicabilidade dos sistemas gerenciais, análise dos relatórios, logística dos transportes, entre outros procedimentos”, explica o coordenador operacional do Censo no Piauí, Ranieri Leite.

O teste se estenderá entre os meses de novembro e dezembro. A expectativa é que a coleta de dados nos domicílios seja concluída em cerca de duas semanas e o restante do período seja utilizado para procedimentos de supervisão e avaliação de qualidade. Nove recenseadores irão percorrer toda a zona urbana e rural do município, que possui cerca de 67 km2 de extensão. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores são confidenciais e o sigilo dos dados individuais é garantido pela Lei nº 5.534/68.

Lagoinha do Piauí fica a cerca de 90 km ao sul da capital, Teresina. É uma das menores cidades do Piauí em quantidade de população – tinha 2.656 habitantes no último Censo, em 2010. Na época, havia 775 domicílios no município. Mesmo passando pelo teste, Lagoinha do Piauí será novamente recenseada durante o Censo Demográfico 2022, que está previsto para ocorrer entre os meses de junho e agosto do próximo ano.

Foto: assessoriaCenso em Alagoinha
Censo em Alagoinha

Os profissionais envolvidos na coleta de dados usam máscaras e protetores faciais, respeitando os protocolos de segurança contra a pandemia. Dados do Governo do Piauí indicam que quase 80% da população lagoinense já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 55% dos moradores já estão completamente imunizados.

Como verificar a identidade dos recenseadores

Os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles utilizam um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181, que funciona das 8h às 18h, todos os dias.