FMS abre neste sábado (30) campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

Neste sábado, a campanha será realizada o dia todo para atender as zonas Norte e Leste de Teresina
Por alexandra teodoro

A abertura da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece, neste sábado (30), às 8h30, na Unidade Escolar Firmina Sobreira, rua Desembargador Flávio Furtado, praça do Poti Velho, zona Norte. Neste sábado, a campanha será realizada o dia todo para atender as zonas Norte e Leste de Teresina, em 136 postos de vacinação com a meta de atender 67.883 animais.

Foto: (Ascom/FMS)Neste sábado, a campanha será realizada o dia todo para atender as zonas Norte e Leste de Teresina
Neste sábado, a campanha será realizada o dia todo para atender as zonas Norte e Leste de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica acontece sábado (06/11) em postos das zonas Sul e Sudeste para aproximadamente 60.095 cães e gatos. Na zona Rural, a vacinação acontecerá ainda no mês de novembro e terá divulgação nas localidades.

A Gerência de Zoonoses (Gezon) da FMS informa que essa logística em datas por zona da cidade é para atender com mais postos de vacinação e facilitar o acesso a esse serviço. O gerente da Gezon, Paulo Marques, solicita que as pessoas levem os cães e gatos a um dos postos. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a raiva. Solicitamos que levem seus animais a um posto mais próximo de sua residência e vacine seu animal”, fala.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, diz que a vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos, através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Saiba mais sobre: