Encontro com gestores municipais debate políticas de igualdade racial em Timon

Os gestores ressaltaram a importância de se reafirmar como quilombola
Por Alexandra Teodoro

Representantes dos municípios de Parnarama, Buriti Bravo, Caxias, São João do Soter, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Coelho Neto, Duque Bacelar e Matões participaram, em Timon, de uma oficina para gestores de políticas de igualdade racial. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial – SEIR.

Foto: AssessoriaReunião
Reunião

A Oficina de Certificação Quilombola foi no âmbito do Programa Maranhão Quilombola, que tem como objetivo implementar estratégias e ações de políticas públicas em cidades com comunidades quilombolas.Uma parceria com outras secretarias e órgãos do Governo Estadual, demais entes federados e a iniciativa privada; para a garantia de melhores condições de vida à população tradicional quilombola.

Entre as autoridades estiveram presentes o coordenador estadual do Sistema de Promoção de Igualdade Racial, Mateus Costa, a assessora jurídica da SEIR, Wilma Pereira Martins, e a coordenadora da força- tarefa Saúde Quilombola, Silvana Reis.

Os gestores ressaltaram a importância de se reafirmar como quilombola e os procedimentos necessários para esse autoreconhecimento. Em Timon existem 17 comunidades quilombolas, mas somente o povoado Monteiro carrega esse reconhecimento de forma oficial.