FMC promove diversas atividades culturais durante a programação do aniversário

Todos os eventos serão gratuitos e obedecerão as regras de distanciamento social
Por Alexandra Teodoro
Foto: AssessoriaSanfonas
Sanfonas

Dentro da programação festiva que comemora os 169 anos de emancipação política de Teresina, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), que é o órgão municipal responsável pelas políticas públicas voltadas para a área da cultura, preparou um calendário cultural bem vasto.

As ações para esse período irão atender as comunidades urbanas e rurais, com o intuito de levar cultura para um maior número de pessoas, principalmente daquelas que residem longe da região central e que normalmente não têm acesso aos instrumentos de cultura.

As ações culturais começaram no dia 6 de agosto com um ensaio coletivo das orquestras e bandas com sede no Palácio da Música e seguem até o próximo dia 30/08 com atividades no Palácio da Cidade e apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina no Parque da Cidadania.

Entre ações que ainda serão realizadas estão a inauguração da Casa Dona Carlotinha, que vai receber parte do acervo da Casa da Cultura e ainda show do Trio Mandacaru no Balneário Curva São Paulo, apresentação da Orquestra Sanfônica no povoado Taboquinha, dentre outras.

De acordo com Silmara Castro, gerente de Promoção Cultural da FMC, as ações seguem de encontro com a determinação do prefeito Dr. Pessoa de descentralizar as ações promovidas pela pasta da cultura.

Ela reafirma que a atual gestão segue com seu compromisso firme de levar cultura para os quatro cantos da cidade, beneficiando principalmente as famílias carentes que não dispõem de recursos para assistirem apresentações na região central da cidade, onde ficam as principais casas de espetáculos.

“Um aniversário como esse não pode ser resumido em apresentações que não cheguem a todos os moradores de Teresina, por isso atendendo ao pedido do prefeito Dr. Pessoa, fizemos um calendário cultural que beneficia boa parte da cidade, inclusive comunidades rurais que agora passarão a receber com mais frequência os projetos desenvolvidos pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves”, afirma Silmara Castro.

A programação completa sobre as atividades culturais que serão realizadas pela FMC na programação do aniversário de 169 anos de Teresina estão disponíveis 24 horas por dia no site cultura.teresina.pi.gov.br.

Todos os eventos serão gratuitos e obedecerão as regras de distanciamento social exigida pelos órgãos de saúde, isso por conta da Pandemia do Coronavirus que continua fazendo vítimas na capital piauiense.

Saiba mais sobre: