Piauí supera média nacional de comparecimento no Enem 2021

De acordo com o Inep dos 133.293 inscritos, 70.050 compareceram as provas.
Por Redação

Este ano mesmo com a pandemia do novo coronavirus, o número de inscritos do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superou o do ano passado com um total de 133.293 inscritos em relação aos 122.338 do ano passado. Deste total, 70.050 compareceram as provas fazendo com que o estado superasse a média nacional na taxa de presença. Segundo dados do Inep, dos 5,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2.843.332 não compareceram às provas, um recorde 51,5% de abstenção desde que o exame passou a ser usado como porta de entrada para as universidades. 

Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, 2020 foi um ano atípico para a Educação brasileira e os números refletem o momento vivido em todo o mundo. "Vários fatores contribuíram para gerar essa grande quantidade de faltosos em todo o Brasil. A Pandemia trouxe muitas incertezas e, além do adiamento da prova, tivemos ainda o impasse se o Enem aconteceria na data prevista", explica.

O gestor disse ainda que o medo da contaminação foi outro fator que fez com que muitos não comparecessem aos locais de prova. "Apesar do Inep ter garantido que todos os protocolos sanitários seriam cumpridos, muitos estudantes moram com pessoas do grupo de risco ou possuem alguma comorbidade. Acredito que o aumento dos casos fez com que essas pessoas ficassem com medo de sair do isolamento para fazer o Exame", afirmou.

Ellen Gera destacou o empenho do Governa do Estado para preparar os estudantes da rede pública e garantir sua participação no Enem. "Mesmo com a pandemia, o Pré-Enem Seduc manteve suas atividades e ampliou o número de revisões, conseguindo atender de forma remota os estudantes. Além disso, garantimos transporte para mais de 8 mil estudantes de Teresina e dos municípios onde não temos aplicação das provas", destacou.

As ações do Pré-Enem Seduc continuam ao longo desta semana para preparar os estudantes para o segundo dia de prova. A partir das 19h desta segunda-feira (18), os professores do Pré-Enem participarão de uma Live para comentar as questões desse primeiro dia de prova. 

Já na quinta-feira (21), a partir das 20h, a Seduc realizará o segundo Corujão da Vitória, fechando o processo de revisão dos conteúdos. O Corujão será transmitido no YouTube do Canal Educação e também em TV aberta.