Zé Roraima completa 40 anos de carreira cantando a pluralidade do Brasil

Projeto Brasilianas é a celebração da essência e das origens do artista
Por alexandra teodoro
Foto: assessoriaZé Roraima
Zé Roraima

Zé Roraima sobe ao palco do Theatro 4 de Setembro na próxima quinta-feira, 2 de dezembro, às 20h, para dar vida a Brasilianas - Zé Roraima, 40 Anos de Música. Álbum e DVD, marcos das quatro décadas de carreira do artista, serão gravados ao vivo, em clima de reencontro com o público, em um dos espaços culturais mais emblemáticos de Teresina. Acompanhado da banda Terê Groove, o músico fecha 2021 assinalando novas perspectivas e parcerias.

Regionalistas e à procura da essência, as 13 composições inéditas e autorais que Zé Roraima reúne em Brasilianas mergulham no Brasil profundo e bebem na fonte do xote, do frevo, do boi, do choro, do samba, do samba-rock e do xaxado. “Eu sou essa mistura e é essa sonoridade plural que me define”, afirma. Parte do repertório nasceu ou amadureceu musicalmente no período de pandemia. Talvez por isso, revele também um Zé Roraima mais atento ao que considera imprescindível: “o amor, a paz de espírito e as origens”, garante ele. Assim, como essas virtudes são próprias das coisas mais simples da vida, o projeto também é despretensioso, despojado e singelo. Do cenário ao figurino. Da formação da banda ao enredo. Nessa espontaneidade é que está a riqueza do show. Nela, Zé Roraima mostra-se por inteiro e permite que o público descortine cada detalhe, como se abrisse as portas de si mesmo para a plateia adentrar.

As lembranças dos 40 anos de carreira vão tomando lugar por meio de projeções de fotos e vídeos que reacendem as cores e as saudades de lugares, pessoas e momentos que marcaram a trajetória do artista e, concomitantemente, da cultura piauiense. Elementos da folia de boi e a participação de bailarinos arrematam a festa com intervenções temáticas. “Esse show é uma forma de retribuir ao Piauí pelo tanto que me deu ao longo dessas quatro décadas. Foi esse estado que me acolheu e que me oportunizou fazer música e viver de música. Que venham mais quarenta anos!”, agradece Zé Roraima. O projeto Brasilianas - Zé Roraima, 40 Anos de Música tem a promoção da Secretaria de Cultura do Piauí, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), e apoio do Armazém Paraíba

Saiba mais sobre: