Secult-PI abre inscrições para projetos do Siec 2022

Dos recursos, 70% são destinados aos projetos da capital e do interior e 30% projetos da Secult
Por Alexandra Teodoro

A Secretaria Estadual de Cultura – Secult abriu, nesta sexta-feira (21), as inscrições para seleção de projetos culturais para o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – SIEC 2022. Os proponentes podem se inscrever até o dia 4 de fevereiro, enviando a documentação pelos correios ou por meio do endereço eletrônico [email protected]

Os recursos necessários para a execução dos projetos são oriundos da renúncia fiscal de 0,5% do orçamento estadual, totalizando R$ 14.034.253,82, que serão divididos em: capital, interior e governo.  Os segmentos culturais devem se enquadrar nas áreas de audiovisual, artes cênicas, artes visuais, cultura popular, humanidades (Literatura e incentivo à leitura), música, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, artes integradas, ações formativas, área técnica e patrimônio ambiental.

Foto: AssessoriaCultura com apoio
Cultura com apoio

 Em seis anos muitos espaços foram transformados com apoio do Siec, foi uma revolução na lei que vivenciamos nesses últimos anos. Desde 2015, quando assumimos a gestão, pessoas físicas podem participar, o que abriu a possibilidade de beneficiar também pequenos projetos espalhados pelo Piauí”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

De 2015 a 2021, 967 iniciativas foram aprovadas em todo o estado. Somente no ano passado houve recorde de inscrições, 1600 ao todo, e 211 iniciativas foram aprovadas.

Dos recursos, 70% são destinados aos projetos da capital e do interior e 30% projetos da Secult, o que inclui obras que permitem a revitalização de espaços culturais e restauração do patrimônio histórico e cultural.

Após a análise da documentação, os projetos serão avaliados pelos membros titulares e suplentes do Conselho Deliberativo do SIEC. O resultado final do processo está previsto para o dia 11 de março.

Saiba mais sobre: