Projeto Banda Escola realiza workshop com o maestro Amedício Júnior

O projeto funciona nas comunidades e em escolas de Teresina
Por Alexandra Teodoro

A Banda Maestro Aurélio Melo, que atende jovens da região do Vale do Gavião, na zona Leste de capital, e que é desenvolvida pelo Projeto Banda Escola, através da Prefeitura de Teresina e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), estará realizando na quinta-feira (19/08) às 19h, um workshop em formato de live ministrado pelo maestro Amedício Júnior.

O maestro Amedício Júnior produziu e tocou em bandas de renome nacional, como as bandas Limão com Mel e Mastruz com Leite, além de produzir álbuns de vários artistas.

Para Clediomar Nascimento, coordenador do projeto Banda Escola, o workshop é muito importante no processo de ensino e aprendizado das crianças e adolescentes que são atendidas pelo programa.

“Com o workshop ministrado por um músico profissional como o maestro Amedício Júnior, os alunos só têm a ganhar com essa atividade, que é muito importante para o bom funcionamento do projeto, pois garante aos alunos um melhor aprendizado”, pontuou o coordenador.

Uma das beneficiárias do Projeto Banda Escola é a aluna Kaylane Rodrigues, moradora do bairro Memorare, na zona Norte de Teresina, e que participa da banda Heitor Villa Lobos. Ela conta da importância que é esse projeto em sua vida.

Foto: AssessoriaMusica nas escolas
Musica nas escolas

“O Projeto Banda Escola tem exercido uma grande influência na vida de muitos adolescentes e ele tem criado muitos sonhos. Quando entrei na banda encontrei um sentido maior na vida, a banda para mim é uma família e desejo muito seguir com a carreira de músico”, destacou Kaylane Rodrigues.

O Projeto Banda Escola

O projeto funciona nas comunidades e em escolas de Teresina, ele é focado na formação de músicos para bandas com a utilização de metodologia de ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão, estruturados em dois ciclos de desenvolvimento técnico-musical: básico e intermediário.

O curso é desenvolvido para iniciação e formação musical de crianças e adolescentes, incluídos na faixa-etária de 11 a 17 anos de idade, através da banda de música como ferramenta de ensino-aprendizagem musical, resgate e inclusão social.

Com a pandemia pelo Covid-19 as atividades estão acontecendo de forma híbrida, de forma remota e presencialmente, com escalas de alunos por horários, seguindo todos os protocolos de saúde estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Saiba mais sobre: