Salipi começando nesta segunda, com extensa programação

Evento acontece de 13 a 19 de dezembro no Espaço Rosa dos Ventos na UFPI
Por Alexandra Teodoro
Foto: Assessoria
foto: AssessoriaRicardo Ramos Filho
Ricardo Ramos Filho

A 18ª e 19ª  edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) se aproxima e a Fundação Quixote e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) já fecharam a programação. Serão 7 dias de atividades intensas. Na programação, palestras com escritores nacionais e locais, bate-papo literário com diversos lançamentos de livros, apresentações musicais, feira de livros e muito mais. 

Nomes consagrados da literatura nacional estarão presentes no evento como o escritor do Rio Grande do Sul, Fabrício Carpinejar, a paulista Aline Bei autora do livro “O peso do pássaro morto”, a cearense Socorro Acioly, vencedora do prêmio jabuti de literatura e participando do bate-papo literário Zeca Baleiro e Salgado Maranhão no dia 17. Em seguida, Zeca Baleiro fará um Poket Show no palco “Marcos Peixoto” que está sendo montado para o evento.

O Salão do livro do Piauí- SALIPI será  realizado de 13 a 19 de dezembro  no Complexo Rosa dos Ventos na UFPI. Com o tema “Onde houver trevas, que eu leve livros” o evento vai homenagear os escritores piauienses Graça Vilhena e Climério Ferreira.

Salão do Livro inicia na segunda com palestras e lançamentos

Falta pouco para um dos maiores eventos literários do país. O Salão do Livro do Piauí - Salipi, inicia na segunda, 13, e segue até domingo, 19, no espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em formato híbrido. Organizado pela Fundação Quixote e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), o evento concentra as edições 18 e 19, e contará com uma programação que inclui talk shows, palestras e apresentações musicais de forma presencial que serão exibidas online.

Um dos destaques da programação será a participação de Ricardo Ramos Filho, neto do célebre escritor brasileiro Graciliano Ramos, e filho do também escritor Ricardo Ramos. Autor de mais de uma dezena de livros, Ricardo fará palestra no dia 18 de dezembro, às 17h, no espaço Letras e Expressões do SaLiPi. A palestra traz como tema: “Memórias sobre o velho Graça e a atualidade de sua obra”, onde o escritor abordará a sua experiência e convivência com o autor de Vidas Secas e São Bernardo. Com volumes publicados no exterior, de Portugal aos Estados Unidos, Ricardo atua também na produção de eventos culturais e em júris de prêmios literários.

Com o tema “Onde houver trevas, que eu leve livros” o evento vai homenagear os escritores piauienses Graça Vilhena e Climério Ferreira. Mantendo a tradição dos eventos anteriores, o Salipi traz grandes nomes da literatura nacional. Dentre os palestrantes confirmados estão o escritor do Rio Grande do Sul, Fabrício Carpinejar, a paulista Aline Bei, autora do livro “O peso do pássaro morto”, a cearense Socorro Acioly, vencedora do prêmio jabuti de literatura, dentre outros.

Na programação ainda acontecerão lançamentos de livros no bate-papo literário, que esse ano contará com a participação de Zeca Baleiro e Salgado Maranhão no dia 17; em seguida, Zeca Baleiro fará um pocket show no palco “Marcos Peixoto”, que será montado para o evento.