Palácio da Música realiza ensaio com bandas e orquestras

O ensaio geral contou com quatro apresentações dos principais grupos musicais
Por Alexandra Teodoro
Foto: AssessoriaApresentações
Apresentações

Foi realizado no final da tarde desta sexta-feira (06), um ensaio geral com as bandas e orquestras que atuam no Palácio da Música, o evento faz parte do calendário cultural da programação do aniversário de Teresina, que este ano completa 169 anos de emancipação política. O evento contou com a presença do Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, do presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Scheyvan Lima e diversas autoridades locais.

O ensaio geral contou com quatro apresentações dos principais grupos musicais em atividade no Palácio: Orquestra Sinfônica, Orquestra de Violões, a Orquestra Sanfônica e a Banda 16 de Agosto.

O prefeito Dr. Pessoa destacou a importância dos projetos desenvolvidos no Palácio da Música para a cultura teresinense e garantiu que nessa gestão todos eles serão mais valorizados.

“O mundo sem música, cultura ou arte, não faz sentido. Por isso é importante valorizarmos esses elementos, por isso estamos trabalhando para descentralizar essas ações, para que elas possam chegar a um número maior de pessoas, principalmente aquelas que residem nos bairros e comunidades rurais, que geralmente não têm acesso a esses projetos”, confirma Dr. Pessoa.

Por conta da pandemia e para seguir uma determinação do prefeito de descentralizar as ações culturais, parte dos ensaios realizados pelos grupos que compõem o projeto, estão sendo realizados presencialmente nas praças de diversos bairros da capital, sendo ainda este mês algumas comunidades rurais serão beneficiadas.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Scheyvan Lima, nomeou o evento como um ato de resistência à pandemia do novo Coronavírus. Para ele é preciso começar a retomar as atividades, principalmente as relacionadas à cultura, que foi a primeira a ser afetada com os efeitos do isolamento social.

“A cultura foi um dos setores mais afetados desde o surgimento da Covid-19; ela foi o primeiro setor a ser atingido e o último a ser liberado. Hoje esse ensaio diz para Teresina que estamos vivos, e avistando um novo momento para a cultura teresinense” concluiu Lima, alertando ainda que apesar desse retorno gradativo, ainda é preciso que as pessoas tomem os devidos cuidados para evitar o contágio do vírus.

O Palácio da Música é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Além de abrigar os projetos citados acima, também oferece gratuitamente para o público, aulas e oficinas de música, além de workshops e concertos de arte.

Saiba mais sobre: