Paixão de Cristo: O ator Dilcon Carvalho e equipe farão cenas on line

O espetáculo em formato reduzido será transmitido pela Tv Garrincha, em live pré-gravada.
Por Alexandra Teodoro

Por Alexandra Teodoro

Entrevistar Dilcon carvalho é sempre uma sensação diferente. Faço isso há pelo menos 13 anos, o que já virou tradição, assim como a sua própria participação em encenações pelo Piauí afora.

Foto: ArquivoPaixão de Cristo
Paixão de Cristo

Dilcon já representou alguns personagens dessa que é a maior história da humanidade. Mas foi no papel do Cristo que ele fez morada em muitos corações piauienses. Descoberto pela diretora Odirene dos Santos, que também escreveu um dos textos mais encenados no Estado, Dilcon fez pela primeira vez o seu Jesus Cristo na Paixão de Cristo do bairro Monte Castelo.

EM 2011 a convite do Grupo Humanitas de Teatro também interpretou Jesus Cristo no espetáculo de Timon, sob a Direção de Odirene dos Santos em 20221 e de Júnior Marks, em 2012. Também esteve em Nazária, União e Bom jesus (nesse, o único onde não fez o papel de Jesus Cristo). E esta repórter aqui estava lá produzindo o espetáculo, com a emoção á flor da pele.

Foto: Arquivo

Paixão de Cristo

Paixão de Cristo

 Convidado por diversas paróquias e municípios, o ator parece ter se especializado no personagem. As falas muito bem decoradas e ainda a aparência física, semelhante ao povo do Mediterrâneo, dizem os especialistas no assunto, lhe credenciaram a ser um dos mais conceituados atores de teatro aberto do segmento.

Em 2016 decidiu criar um espetáculo para a região onde mora, para ser encenado no Complexo Esportivo Parentão, localizado no bairro Louruval Parente, através do Grupo Ato de Teatro.

Foto: Arquivo

Paixão de Cristo

Paixão de Cristo

Dilcon Carvalho, ator e um dos fundadores do grupo comentou que trata-se de um projeto formado por pessoas que moram no bairro e que conta com alguns convidados.

Em 2020 não houve espetáculo. “Todos fomos pegos de surpresa com a pandemia que, infelizmente, dura até hoje”, disse. Em 2021, 16 anos depois da primeira encenação, o ator teve que inovar e partir pra o ambiente virtual. E com um desafio a mais: diminuir o número de cenas, cortar pessoas em cena, como por exemplo a cena da Santa Ceia, que consiste em ter 12 apóstolos mais o Cristo) e contar com uma produção mínima.

Foto: ArquivoPaixão de Cristo
Paixão de Cristo

Na tarde desta quinta-feira o encontrei-o (Pelo whats app) na correria para conseguir realizar o projeto desse ano, já que não daria para construir toda a produção do espetáculo a que está acostumado. Ele parou e nos enviou um video. E loog nos deu a noticia de que havia conseguido firmar uma parceria com a Tv Garrincha para gravar algumas cenas mais significativas na visão da produção, para o momento atual e continuar levando a mensagem da Paixão de Cristo ao público. 


Veja o video:

O Espetáculo é realmente lindo. O ator explica que se emociona o tempo inteiro  mas que a cena onde ele realmente sente algo inexplicável é na cena que representa a Santa Ceia. Disse que passa um filme e que lembra do seu pai. A Santa Ceia, na verdade A última ceia é muito significativa, já que é o momento onde o Cristo revela que será traído e canta um Salmo a Deus. Paixão de Cristo é de fato uma história marcante. Merece destaque a cena da crucificação. Dilcon comenta que fica muito cansado, com o corpo trêmulo ao finalizar a cena e que é preciso muita concentração para seguir a próxima cena, que é a Ascenção de Cristo, que vem na sequência.

É bem verdade que na LIVE desta sexta o espetáculo não será completo mas os atores e produção estão inteiros nesse projeto para que esse momento de reflexão e arte não passe em branco.

Créditos das fotos referentes ao ano de 2019
Grupo Ato de Teatro
Uau fotos
Maquiagem Josefina Gonçalves
Cenógrafo Luis Tito

Evoé!
Ótimo espetáculo!
Boa Páscoa!

Para assistir:
Nesta sexta, dia 2 de abril, ás 19h30TV Garrincha (facebook, youtube e instagram)
Ouça também pela Rádio Verona FM

Foto: Arquivo

Paixão de Cristo

Paixão de Cristo

Fotos da prodiução do espetáculo on line de 2021.

Foto: ArquivoPaixão de Cristo
Paixão de Cristo
Foto: AssessoriaPaixão de Cristo
Paixão de Cristo
Foto: AssessoriaPaixão de Cristo
Paixão de Cristo

Saiba mais sobre: