Orquestra Sanfônica comemora o mês de junho com muita festa junina

A programação foi aberta no primeiro Arraiá Virtuá da Capitar que aconteceu no Teatro João Paulo II
Por Alexandra Teodoro
Foto: AssessoriaOrquestra Sinfonica
Orquestra Sinfonica

Para evitar aglomerações e levar animação aos quatro cantos da cidade, a Orquestra Sanfônica de Teresina se dividiu em grupos menores para poder manter a sua agenda e garantir a segurança dos músicos nas festividades de São João em Teresina, o mês mais comemorado pelos nordestinos, mesmo com a pandemia do coronavírus, teve festa, música e animação garantida pelos sanfoneiros.

“Nós, sanfoneiros, esperamos o ano inteiro pelo mês de Junho. É um momento tradicional onde a sanfona é protagonista. Leva alegria, tradição, cultura e agrega com seu valor histórico, principalmente no Nordeste. ” afirma o maestro Ivan Silva.

A programação foi aberta no primeiro Arraiá Virtuá da Capitar que aconteceu no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu Arcoverde e seguiu por parques, igrejas, praças públicas e mercados municipais da cidade. Para a acordeonista Écore Nascimento o momento é de cuidados, mas também de celebração do São João. “É o segundo ano que não podemos celebrar o São João como sempre fizemos, então, para não passar em branco buscamos nos dividir para continuar com a tradição da sanfona nesse período que é tão nosso”, reflete a artista.

Para o Presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Scheyvan Lima, o São João é uma celebração que é a cara do povo teresinense e com a pandemia devemos buscar novas formas de celebrar. “A pandemia nos tira a companhia dos amigos, nos coloca em casa, mas não tira a nossa alegria, então estamos buscando formas de continuar celebrando o mês junino com segurança e cuidado”, reforça.

A Orquestra Sanfônica é um dos principais responsáveis pelo ensino do instrumento e pela manutenção da tradição sanfoneira de Teresina. É mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina e conta com 17 músicos que nesse período estão atuando em trios e sextetos.

Saiba mais sobre: