No dia 5 de abril o mundo da música perdia Kurt Cobain

Ao todo, sua banda lançou três álbuns de estúdio
Por Alexandra Teodoro

No dia 5 de abril de 1994 morria em Seattle, nos EUA, Kurt Donald Cobain, cantor, músico e compositor da banda Nirvana, que contribuiu para uma mudança no cenário musical na década de 1990. O álbum Nevermind (1991), com músicas como "Smells Like Teen Spirit", "Come as you are" e "Lithium", é considerado pela mídia especializada como um dos mais influentes de todos os tempos. Com esse disco, o grupo, que nessa época contava com Krist Novoselic e Dave Grohl em sua formação, popularizou o movimento de rock alternativo conhecido como grunge.

Foto: ArquivoKurt Cobain
Kurt Cobain

Ao todo, sua banda lançou três álbuns de estúdio, Bleach (1989), Nevermind (1991) e In Utero (1993), além de uma coletânea de raridades, Incesticide (1992), e três discos póstumos ao vivo: MTV Unplugged in New York (1994), From the Muddy Banks of the Wishkah (1996) e Live at Reading (2009). Nascido no dia 20 de fevereiro de 1967, em Aberdeen (EUA), Cobain mostrava desconforto com a fama e a carreira de enorme sucesso. Também passou os últimos anos de sua vida lutando contra o vício em heroína, dores de estômago e depressão. Fora isso, ainda chamava a atenção pelo casamento com a cantora Courtney Love, com quem teve uma filha, Frances Bean Cobain, nascida em 18 de agosto de 1992. Mesmo com o nascimento da filha, Kurt seguiu com problemas com drogas e também tentativas de suicídio.

Pouco antes de sua morte, Cobain foi internado em uma clínica para um programa de desintoxicação. O músico, porém, fugiu do centro de reabilitação e pegou um avião de Los Angeles para Seattle. No dia 8 de abril de 1994, o corpo de Cobain foi descoberto em sua casa, em Lake Washington, por um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança. Aos 27 anos, ele estava morto desd