Museu Dom Paulo Libório abre exposição virtual sobre santos juninos

A primeira exposição virtual do museu foi realizada no mês de maio, durante a semana de museus
Por alexandra teodoro

O mês mais nordestino do ano é carregado de festividades, tradição, culinária e música. Este ano, com as restrições causadas pela pandemia, o período foi aberto sem festa, mas não sem arte e os santos juninos estão sendo homenageados em uma exposição do Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório.

Santo Antônio, São João e São Pedro são os protagonistas da exposição virtual promovida pelo museu no seu canal do Youtube. Essa é uma iniciativa para manter os visitantes próximos ao local que está fechado por conta das restrições de combate ao coronavírus.

Foto: assessoriaMuseu
Museu

Para a diretora do museu, Fernanda Fernandes, o momento é desafiador, mas também enriquecedor e o museu está dando um grande passo. “Mesmo com a suspensão temporária das visitas presenciais devido a pandemia do Covid-19, a casa se adaptou e continua a realizar suas exposições, agora, de forma virtual. É fundamental destacarmos que todas as etapas foram elaboradas respeitando sempre os protocolos de segurança: a equipe é reduzida, o uso de máscaras e álcool em gel é obrigatório, bem como o distanciamento social também foi sempre respeitado para garantir a segurança dos colaboradores. Contamos com as visualizações e sugestões de todos para cada vez mais aprimorarmos nossa relação com a comunidade!”, conta Fernanda Fernandes.

A primeira exposição virtual do museu foi realizada no mês de maio, durante a semana de museus, e teve como tema cruzes e crucifixos. As exposições são idealizadas pelo pesquisador e curador do Museu Dom Paulo Libório, Adriano Carvalho.

“Escolhemos esse tema para celebrar a tradição e a religiosidade desse período tão marcante para os nordestinos. A exposição é composta por peças em gesso e madeira policromada dos séculos 18, 19 e 20”, explica Adriano Carvalho.

Saiba mais sobre: