Maria da Inglaterra é homenageada em parceria inédita

Zé Roraima e Orquestra Sinfônica de Teresina homenageiam a artista
Por Alexandra Teodoro

A vida e a obra de um dos maiores ícones da cultura popular piauiense, a cantora Maria da Inglaterra, falecida em 2020, serão celebradas na versão de xote sinfônico de “Dona Maria”. A produção, que reúne o músico Zé Roraima e a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), foi pensada para o streaming e será lançada exclusivamente no YouTube, Spotify, Deezer, Tidal, Apple e Amazon Music nesta segunda-feira (07/03).

Com o arranjo do maestro Aurélio Melo para acompanhamento dos 56 instrumentos da Orquestra, a canção ganhou solenidade sinfônica no diálogo inusitado com o xote e o baião, característicos da proposta original da composição de Zé Roraima e Viviane Maranhão. O trabalho conjunto começou em abril de 2021 e envolveu mais de 65 pessoas na gravação de videoclipe na Praça das Crianças e na própria casa onde Maria da Inglaterra morava, no bairro Anita Ferraz, em Teresina (PI). Música e clipe são passeios pelas lembranças e pela saudade da artista.

“De forma autêntica e espontânea, dona Maria cantou a simplicidade e as tradições do povo nordestino. Do jeito que ela gostava, com música e convidando o público pra dançar, queremos manter vivo o legado que ela nos deixou”, afirma Zé Roraima.

Desde que assumiu a regência da OST há 20 anos, Aurélio Melo investe na releitura de obras nordestinas para a linguagem sinfônica. Nessa mistura de erudito e popular, quem ganha é a cultura piauiense. Foi assim que nasceram nos últimos anos, por exemplo, os projetos da Cantata Gonzaguiana, com João Cláudio Moreno, em 2011, e do Concerto Tropicália, em 2014, com letras de Torquato Neto.

Foto: AssessoriaZé Roraima e Orquestra Sinfônica de Teresina homenageiam a artista
Zé Roraima e Orquestra Sinfônica de Teresina homenageiam a artista

Segundo Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), essa parceria que resultou na linda homenagem a esta mulher que tanto lutou para divulgar sua música, contou com apoio da Prefeitura de Teresina. A iniciativa faz parte das homenagens às mulheres, isso por conta do mês de março que é o mês da mulher.

“Neste mês das mulheres, relembrar a história e a obra da Maria da Inglaterra é uma forma de não abandonar a cultura da nossa gente, ela levou o nome de Teresina para vários espaços locais e nacionais com as suas obras que enriqueceram e enriquecem a cultura popular”, conta Ênio Portela.

Foto: AssessoriaZé Roraima e Orquestra Sinfônica de Teresina homenageiam a artista
Zé Roraima e Orquestra Sinfônica de Teresina homenageiam a artista

A parceria que resultou na homenagem a esta mulher que tanto lutou para divulgar sua música, conta com o apoio da Prefeitura de Teresina (PMT), por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). A iniciativa faz parte das homenagens às mulheres, isso por conta do mês de março que é o mês da mulher.

O público pode realizar o pré-save de “Dona Maria” pelo endereço biolink.co/zeroraima e garantir, em primeira mão, o acesso à música quando ela for ao ar. O videoclipe estará disponível pelo canal youtube.com/zeroraima.

Saiba mais sobre: