Galeria Montmartre tem novas exposições em seu espaço e espalhadas por Teresina

No espaço da galeria acontece no dia 16 de junho a exposição “Invisíveis Urbanos"
Por Alexandra Teodoro

A Montmartre Arte e Galeria realiza exposições itinerantes em Teresina e inaugura seu espaço renovado para trazer uma nova experiência ao público. Neste período de pandemia, o projeto de exposições “Arte por toda a pARTHE” ganha vida nas paredes da Clínica Saúde Fácil, com a exposição Infinito Imaginário, no escritório de arquitetura Voglio Casa, com a mostra VOGLIO e nos escritórios Um Só Arquitetura e Ub Arquitetura.

A artista e proprietária da galeria Gina Castelo Branco explica que a ideia é continuar levando o melhor da arte local e regional ao público, em um momento em que não há ampla visitação em espaços culturais por conta da pandemia: “Hoje as clínicas são um dos poucos lugares que têm sido frequentados pelo público, para ficar em dias com a saúde. Por isso, decidimos levar arte para esse espaço”, conta Gina. A proposta vem do sentimento de paz e bem estar que a arte proporciona, tornando-se uma terapia observar o belo e exercitar a mente ao observar uma tela. “Também percebemos no período pandêmico um interesse maior das pessoas por fazer mudanças em casa e transformar seus ambientes, daí veio a ideia de expor nos escritórios de arquitetos parceiros da Montmartre”, completa.

Foto: AssessoriaExposição
Exposição

No espaço reformado e ampliado da galeria, acontece no dia 16 de junho a exposição “Invisíveis Urbanos”, com intervenções dos alunos de Arquitetura da faculdade Estácio em obras de arte famosas, incluindo nestas, imagens de pessoas em situação de rua, para chamar a atenção para a problemática social. A mostra é um projeto do professor José Ribamar Júnior.

A exposição acontece simultaneamente à nova mostra “Simbiose”, que reúne novos trabalhos que integram a galeria nessa fase de renovação de espaço e conceito. “Este ano, estamos trazendo novidades aos espaços da galeria que irá expor trabalhos locais e nacionais com ainda mais ampla e acessível ao público”, explica Gina Castelo Branco. “A receptividade dessas exposições é muito boa, é sempre uma alegria ver as pessoas se identificando com as obras e tirando fotos ao lado delas em vários locais de Teresina e aqui na galeria”, comenta. “Simbiose” conta com 75 obras de arte de diversos artistas locais e nacionais.

O projeto de mostras itinerantes da Montmartre já passou por restaurantes, cafés e lojas da cidade, mostrando que obras de arte podem ser apreciadas em diversos lugares, democratizando o acesso à arte local e nacional. As exposições têm crítica e curadoria de Elsa Paranaguá Elvas e montagem e expografia de Ana Paula Santos.

Saiba mais sobre: