Entrega de troféus destaca o folclore local com diversas homenagens

Wellington Sampaio, funcionário da FMC, deu nome ao troféu
Por Alexandra Teodoro
Foto: Assessoriatroféus
troféus

A noite desta segunda-feira (23) foi marcada com uma homenagem a pessoas que se destacam por contribuírem com o folclore, mantendo vivas tradições que engrandecem a cultura do município. Em uma solenidade que ocorreu no Palácio da Música, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), realizou a entrega do troféu “Mérito Cultural”, que este ano levou o nome de Wellington Sampaio, funcionário da FMC que há anos se destaca na luta pela valorização de grupos folclóricos.

O prefeito Dr. Pessoa participou da solenidade, acompanhado da primeira dama Samara Conceição, ele foi um dos homenageados. Em seu discurso, o Dr. Pessoa lembrou a sua infância no interior do estado, onde não tinha acesso à cultura de uma forma geral.

“A missão dessa gestão é fazer com que haja investimentos culturais em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural, pois hoje entendo que uma cidade sem cultura perde muito. Nesses oito meses de gestão, mesmo enfrentando a pandemia, a cidade teve a oportunidade de manter viva tradições como a do reisado e as festas juninas através dos projetos da fundação de cultura”, enfatiza o prefeito Dr. Pessoa.

O presidente da FMC, Scheyvan Lima, destacou que esse ano muitas dessas atividades folclóricas vem acontecendo como forma de resistência, isso por conta das medidas protetivas para evitar a propagação do Coronavírus. O presidente também citou o secretário estadual de cultura do Piauí, o deputado Fábio Novo, que também se destaca por incentivar o folclore regional e ainda o deputado estadual Evaldo Gomes, que tem dado apoio à diversos grupos juninos e que recentemente criou o Dia do Quadrilheiro Junino.

“Nesta primeira edição dizemos 15 homenagens, porém pedimos aqui a vereadora Fernanda Gomes que apresente um Projeto de Lei que torne essa honraria um instrumento oficial de reconhecimento daqueles que fomentam a cultura em nossa cidade” destaca Scheyvan Lima.

Um dos homenageados foi o líder comunitário Marceone Rodrigues, ele vem se destacando na luta diária de manter viva a cultura do reisado e do bumba meu boi na zona Sudeste de Teresina.

“Fazer cultura já era difícil, com a pandemia ficou bem mais difícil, porém observo que essa nova gestão vem demonstrando um grande interesse em valorizar nosso trabalho e isso acaba dando gás para que sigamos em frente” diz Marceone Rodrigues.

Durante o evento foi exibido um documentário que mostrou um resumo das atividades folclóricas realizadas no município nos primeiros oito meses de gestão. O documentário está disponível para visualização no canal Cultura Teresina, no YouTube.

Saiba mais sobre: