Cineas Santos será homenageado da 20ª edição do Salão do Livro

Em 2021 o Salão do Livro do Piauí aconteceu de forma híbrida e dupla no Espaço Rosa dos Ventos
Por Alexandra Teodoro

O encerramento do Salão do Livro do Piauí - Salipi neste domingo, 19, foi marcado pelo anúncio do homenageado do próximo ano: Cineas Santos. Presente no evento, ele lembrou seu trabalho divulgando a literatura piauiense. A próxima edição do Salipi já tem data: 3 a 12 de junho de 2020.

O evento encerrou com a palestra do escritor carioca, Raphael Montes, às 19h,  e show do grupo Melhor de Três composto por João Cláudio Moreno, Soraya Castelo Branco e Flávio Moura.

"Reduzimos bastante o evento, mas o importante permaneceu, que é trazer as crianças para o mundo da leitura. Ver os pais andando com as crianças, trazendo para esse espaço de inteligência. Queremos retornar no próximo ano com essa mesma integração. Foram instantes luminosos", afirmou o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes. Junto com a UFPI, a Fundação é organizadora do Salão. "Queremos criar uma geração de leitores. Nunca o livro foi tao necessário quanto nesse período de pandemia, foi nosso maior e melhor companheiro. Quando tivemos que nos isolar, ele nos tirou do isolamento".

Kássio lembrou ainda que é preciso mostrar para o Brasil e para o mundo o que o Piauí tem de interessante. "Que bom poder fazer esse intercâmbio com nomes de todo o país", afirmou o presidente.

Foto: AssessoriaCineas Santos será homenageado da 20ª edição do Salão do Livro
Cineas Santos será homenageado da 20ª edição do Salão do Livro

Após o anúncio de que seria o homenageado de 2022, o professor Cineas Santos comemorou. "Seria falsa modéstia dizer que não esperei por esse momento. Eu fiz por merecer, mas não cavei essa homenagem. Tenho dito e repetido que ao longo da minha trajetória eu tenho sido um camelô da boa literatura produzida pelos outros piauienses", disse o educador, completando que tem procurado levar a boa literatura por onde ando.

O Salão do Livro do Piauí aconteceu de forma híbrida e dupla no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, e contou com sete dias de intensas atividades que contaram com as presenças de renomados escritores e artistas das mais variadas linguagens e oriundos de diversos estados brasileiros, entre os quais, Fabrício Carpinejar (RS), Ricardo Ramos Filho (SP), José De Nicola (SP) e Lucas De Nicola (SP), Aline Bei (SP), Ricardo Aleixo (MG), Salgado Maranhão (RJ/MA), Ana Regina (RJ), Zeca Baleiro (SP/MA) e Raphael Montes (RJ).

As medidas de proteção foram realizadas de forma rigorosa pela Fundação Quixote, organizadora do evento, que contou com 60 monitores atentos ao cumprimento das regras necessárias.

Saiba mais sobre: