Balé da Cidade de Teresina será representado em live com artistas da Bahia e SP

Com o tema “Tratado de micropolíticas para Festivais de Dança no Brasil”
Por Alexandra Teodoro
Foto: AssessoriaLive especial
Live especial

A artista de dança, coordenadora artística do Balé da Cidade de Teresina e diretora do Festival Internacional de Dança do Junta, Janaina Lobo, participa nesta sexta-feira (24) às 19h, de uma live no canal da Prefeitura de Araraquara, município de São Paulo, no YouTube.

Com o tema “Tratado de micropolíticas para Festivais de Dança no Brasil”, a transmissão faz parte da programação do Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA), além do pontapé inicial de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) com o Junta.

Empolgada, Janaína conta que a live foi planejada com objetivo de firmar uma troca recíproca entre a FMC e o Festival de Araraquara.

“A live foi resultado de uma articulação, através do presidente da Fundação Monsenhor Chaves Sheyvan Lima, com possibilidade de intercâmbio de artistas entre as cidades. Com isso, Teresina só tem a ganhar artisticamente, construindo diálogo e pontes com outras cidades brasileiras”, comenta Janaína Lobo.

Além do Balé da Cidade de Teresina, participam da live Gilsamara Moura (SP) e Verusya Correia (BA), que formam uma tríade de intercâmbio artístico, unindo instituições de Araraquara (SP), Itacaré (BA) e Teresina (PI).

Janaína Lobo é artista da dança, mãe, teresinense e atua nas áreas de criação, gestão cultural, curadoria e docência. Se interessa na relação e fricções do corpo com o espaço urbano e na dramaturgia da dança como modo de existência. É coordenadora artística do Balé da Cidade de Teresina desde 2016, docente da Escola Estadual de Dança Lenir Argento desde 2009. É co-criadora, curadora e diretora do Junta– Festival Internacional de Dança em parceria com os artistas Jacob Alves e Datan Izaká, festival anual com 6 edições. Atualmente desenvolve o Junta Expandido e colabora com projetos de outros artistas.

Saiba mais sobre: