Piaga on line vai reunir música e outras linguagens artísticas

Festival de Artes Integradas será sem público, em ambiente virtual
Por Alexandra Teodoro

Quando a primeira edição aconteceu em 2019, foi impactante reunir num só espaço tantas linguagens artísticas. Os dois dias de  Festival Piaga provaram a importãncia da arte piauiense. Sem nenhum medo de dizer, aqui se produz o que há de melhor.

Esta edição 2021 está sendo possivel através do esforço da produção e artistas envolvidos. O Piaga on line foi aprovado na Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Estado da Cultura. Uma oportunidade para que os artistas possam executar seus projetos em tempos dificeis como esse.

Edição 2019: integração total

O Piaga nasceu da proposta de reverberar música autoral aliada ao trabalho de artistas visuais, dança, teatro, criatividade total em consonância. iteratura, espiritualidade, acreditando que todas as formas de arte e outras áreas de criação humana possuem a mesma origem e se complementam. 

Parceria com a galeria Montmarte

A sociedade moderna busca a todo o momento uma maior e mais rápida integralização dos indivíduos com a busca interna da realização de suas necessidades. Integrar é  unir mas acima de tudo é compartilhar. A arte envolve aspectos cognitivos, sensitivos, culturais, corporais, além de outros, onde todos os sentidos são estimulados. A integração das artes estabiliza as emoções humanas, controlando as conexões neurais, construindo significados através do conhecimento prévio. O nome Piaga não é por acaso. Em significado simples quer dizer Pajé, sacerdote, nativo do Piauí e ainda curandeiro. 

O que Teatro, Artes Visuais, Música, História e outras áreas do conhecimento  têm em comum? É possível trabalhar mantendo o diálogo entre todas essas áreas?  Sim, é possível e necessário. É possível apreciar e absorver todas elas.

EDIÇÃO 2021

Em 2020 não foi possível realizar o evento, por motivos óbvios ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, que se estende até os dias de hoje.  A produção decidiu ousar com uma edição on line. Serão quase 8 (oito) horas de duração. É um grande desafio, transpor para o ambiente virtual a emoção que a arte exprime. Para isso foram fechadas parcerias com fomentadores de arte como a Galeria Montmartre da artista plástica Gina Castelo Branco. “Vamos disponibilizar telas dos artistas que estão expondo na galeria, com tour virtual e descrição de alguns dos trabalhos de artistas como Jota, Érico Ferry, Raissa Spinola, Jabuh, João Torres”, explica  artista e galerista. João Torres participou com obra na primeira edição, levando uma instalação de caráter sensorial.. O artista Alex Allen será pauta pra um vídeo sobre arte e acessibilidade.

Foto: AssessoriaAndré de Sousa
André de Sousa

O Piaga vai contar com curtas-metragens a Framme, André Leão, Javé Montuchô. São trabalhos renomados que participaram em festivais de concorrência e agora podem ser liberados para o público. Na proposta de promover a integração das artes, vamos ter vídeos especiais. O músico e produtor do Piaga Benicio Brandão explica que as mídias estão sendo preparadas para nada ficar de fora. “Um trabalho que nos deixa muito satisfeitos. Desde 2019 os artistas compreenderam a importância de um evento que agregue”, disse.

Foto: AssessoriaFronteiras Blues
Fronteiras Blues

 A música é a luz que move toda essa ideia. Para esta edição, teremos shows de André de Sousa, Andressa Leal, Cicy Arcângelo, Arloon Cunha (de Floriano), Deeplo, Navilouca (de Piripiri), Cami Rabêlo, Bulldog Jack, Bruno Farias, Fronteiras Blues, Neanderthais Band, Fryer Blake, Kandover.

Foto: AssessoriaCicy Arcângelo
Cicy Arcângelo

Vale ressaltar que nenhum momento do Piaga 2021 terá a presença física do público. ”Não vamos contar tudo. Esperamos que você de possa ter o prazer de se divertir assistindo o Piaga On line, no conforto de sua casa”, comenta Amonra Nunes, da equipe de produção olimpo, responsável pela execução do projeto.

Foto: AssessoriaNavilouca
Navilouca

SERVIÇO:
PIAGA 2021 - EDIÇÃO ON LINE
DATA: 27 DE FEVEREIRO
ONDE: YOUTUBE (ESTREIA : 17h)


INSTAGRAM: piaga_festival
YOUTUBE: Festival Piaga
Assessoria de imprensa: Alexandra Teodoro (86) 981389273
Execução: Olimpo

Saiba mais sobre: