Após dois anos de pandemia, Teresina retoma procissões
Fiéis devem usar máscaras e continuar adotando medidas preventivas à Covid-19As celebrações e procissões relacionadas à Semana Santa voltam a acontecer na capital piauiense, após o longo período de pandemia da Covid-19.
A programação da Semana Santa foi divulgada na sexta, 8, pela Arquidiocese de Teresina. De acordo com a orientação da prefeitura, os locais abertos podem receber público na capaidade total, ou seja 100 por cento. E não há obrigatoriedade do uso de máscaras para esses locais. porém, quem se sentir mais protegido, deve continuar usando. A orientação para idosos e imunossuprimidos é de que usem, sem flexibilização.
Veja a programação:
Domingo - 10 de abril
7h concentração de fiéis na Torre do Relógio da Praça Rio Branco - procissão até a Catedral para a Santa Missa de Ramos.
Segunda - 11 de abril
19h - o clero arquidiocesano, fiéis e representantes dos diversos segmentos da Igreja local vão se reunir para a celebração da Missa do Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade. Data em que a Igreja expressa a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo e a valorização dos sacramentos nas comunidades de fé.
Quinta - 14 de abril
18h - Início do Tríduo Pascal - é quando o arcebispo de Teresina celebra a Missa da Ceia do Senhor.
Sexta - 15 de abril
15h - Cerimônia da Liturgia da Paixão, em referência à paixão e morte de Jesus. Apo´s essa cerimônia, Dom Jacinto Brito conduz os fiéis em caminhada pelas principais vias da capital - é a procissão do Senhor Morto. Vai em diração à Igreja São Benedito.
Sábado - 16 de abril
às 21h - Vigília Pascal. Nesse momento, a Igreja vivencia com profundidade os mistérios da Paixão, Morte, Ressurreição e passa a noite em oração, celebrando a Ressurreição de Jesus.
Domingo - 17 de abril
Domingo de Páscoa - provavelmente teremos carreatas levando a imagem do Cristo Ressuscitado, através do "Teresina! Ressuscita com Cristo", a partir das 15h