21 de março: Dia Mundial da Poesia

. A celebração foi instituída na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 1999.
Por Alexandra Teodoro
Foto: ArquivoDia da poesia
Dia da poesia

Hoje, dia 21 de março, é comemorado o dia mundial da poesia. A celebração foi instituída na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 1999.

O Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, da livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. Esta data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais. A poesia contribuiu para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de percepção e de compreensão do mundo.

O Dia Mundial da Poesia surgiu na XXX Conferência Geral da Unesco, no ano de 1999, quando foi escolhido o dia 21 de Março para a comemoração anual dessa arte que atravessa os séculos. Tal iniciativa teve o intuito de dar um “reconhecimento e impulso novos aos movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais”, segundo informa a ata |1| da conferência.

O Dia Mundial da Poesia visa à divulgação de diversos dos mais diferentes movimentos poéticos.

A criação dessa data tem o objetivo de promover a diversidade das línguas, “já que, por meio da poesia, os idiomas ameaçados terão maiores possibilidades de se expressar dentro de suas comunidades respectivas”. Além disso, significa a “aceitação da palavra como elemento que socializa e estrutura a pessoa” e “pode ajudar os jovens a redescobrir valores essenciais”, além de que “lhes permite refletir sobre si mesmos”.

E, por fim, porque, “como a poesia é uma arte que tem suas raízes na palavra, tanto escrita como oral, toda atividade em seu favor deveria contribuir para a intensificação dos intercâmbios interculturais internacionais”.

Saiba mais sobre: